![](https://tendasaraguaia.com.br/wp-content/uploads/2023/01/IMG_0761-1-1024x464.jpg)
Falar de saúde mental nunca foi tão necessário não é mesmo? Embora o assunto tenha sido por anos ignorado, seja pela má informação e até mesmo pelo preconceito enraizado, a pandemia evidenciou e acendeu o alerta para os problemas decorrentes da falta de saúde mental, sem falar no agravamento de quadros clínicos pré-existentes em muitos indivíduos que estavam ou não sob assistência psicológica e psiquiátrica nesse período. Nos dias atuais, estamos vivendo o reflexo dessa onda de medo, insegurança e instabilidade emocional que a cada dia se apresenta mais latente, não poupando nem mesmo nossas crianças.
O número de ansiosos, depressivos e de suicídio no mundo só cresce, segundo os dados coletados em junho de 2022 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), existe hoje no Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade, o que coloca o país no topo do ranking mundial. Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas. Campanhas especificas da OMS estão sendo estabelecidas para promover a saúde mental aos adolescentes, pois nunca houve tamanha crescente em números de suicídios nessa faixa etária. Precisamos também mencionar que a correria e cobrança do dia a dia por vezes são responsáveis pelo esgotamento emocional, estresse, crises diversas, medo, controle excessivo, irritabilidade, cansaço, frustrações, insônia, falhas na memória, na atenção entre outros.
Daí você pode estar se perguntando, então não há o que fazer? Primeiramente, as estatísticas nos provam que não dá mais para ignorar os fatos e aproveito para trazer aqui um questionamento e reflexão. É bom lembrar que de maneira comum e corriqueira quando há desconforto e/ou enfermidades físicas, logo existe a procura por um médico especialista para intervir e tratar o caso, e assim como o corpo adoece, a alma também pode adoecer. Isso mesmo, a alma que é a “cabine de comando” o centro das nossas emoções pode sofrer o adoecimento, e infelizmente quando isso acontece é comum se ouvir palavras como “ isso é frescura”… “ é falta de Deus”…“está precisando de uma ocupação” causando ainda mais dor e sofrimento. Como profissional da área, posso dizer; Cuidar da mente nunca se fez tão necessário, pois a mente nos leva para onde ela quer, a força dos nossos pensamentos aponta se teremos ou não saúde mental na vida.
O alerta fica para a busca da ajuda profissional. Por isso, fique de olho e observe quem você ama, as pessoas demoram ou raramente percebem que precisam de ajuda. Tudo começa com a fala, nós expressamos os nossos sentimentos, emoções, pensamentos, sonhos, anseios por meio da fala, observe o conteúdo e qual a frequência dessa fala. Observe também o comportamento, porque as vezes as pessoas têm dificuldades em se expressar pela fala, mas o nosso corpo também pede ajuda… e por fim, se é você quem precisa de ajuda, não deixe para depois, a saúde mental é imprescindível para viver uma vida digna. Lembre-se: Cuidar da mente é cuidar da Vida.
Texto: Psicóloga e Terapeuta – Daisy dos Anjos